blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
Você sabia? Curiosidades sobre o acampamento – Parte 5
Você sabia? Curiosidades sobre o acampamento – Parte 5
Você sabia que ainda tem muita curiosidade sobre o Aruanã que provavelmente você não sabe? Pois é, nem eu! Quanto mais escarafunchamos, mais descobrimos coisas curiosas.
Dessa vez resolvi setorizar o assunto. Afinal, vocês ficarão chocados com essas informações.
Falar de natureza parece até assunto batido. Mas pensa bem, acampamento e natureza combinam demais. Trilha, área de floresta, animais silvestres são bem próximos de nós aqui no Aru, então vou soltar a primeira informação.
Sabia que no Aruanã tem um Bambual gigante? Gigante pelo tamanho dele todo e gigante pelo tamanho dos bambus, que são de uma espécie mais grossa que os mais comuns de serem vistos. Além disso, quando venta muito, eles fazem um som muito relaxante batendo um no outro. Cada gomo tem uma nota. É bem bonito ouvir e ver.
Caminhar é super importante pra saúde, mas caminhar em trilhas tem propriedades muito necessárias para nós, contato com a natureza, o clima nas florestas, o cheiro, e até mesmo as coisas lindas que podemos ver. Aqui no Aruanã nós temos algumas opções de trilhas, geralmente fazemos sempre as duas principais e mais conhecidas por todo mundo. Mas você sabia que nós temos mais trilhas além dessas?
- Trilha Caipora – Seca
- Trilha Guajara – Lama
- Trilha Embu-Guaçu e do Zé do Bode
- Trilha do Bambu
- Trilha do Novo lago
O Aru tenta ter o menor impacto ambiental em tudo que faz e uma das formas de fazer isso é não desmatar as árvores existentes e tentar repor ao máximo mudas da Mata Atlântica em algumas áreas do Acampamento. Nossos visitantes já plantaram em torno de 300 mudas somente desde 2020. Entre elas existem espécies como Juçara, Ipê Amarelo, Pata-de-Vaca, Embaúba e Araucária.
Deixei para falar sobre animais por último de propósito porque muitas pessoas que visitam o Aruanã perguntam que tipos de bichos podemos avistar por aqui.
️ De fato é muito interessante esse tipo de informação, óbvio que não podemos precisar quantos já foram vistos, mas a certeza é que além dos cachorros, peixes, galinhas, patos, gansos, bodes, vacas e cavalos que já tivemos por aqui, são ou já foram vistos animais silvestres como carcarás, tucanos, jacus, corujas, pica-paus, ouriços, coelhos, raposas, tatus, bugios, esquilos, teiús, cobras, diversos tipos de pássaros, anfíbios, insetos, peixes, pequenos animais e muito mais. Mas existem rumores pelas matas de Embu-Guaçu, cidade onde fica o Aruanã, que já foram vistas pequenas oncinhas, embora aqui, nunca tenham sido registradas as aparições desses tipos de felinos.
Segue o Aru: @vemproaruana