Perguntas Frequentes

Como forma de tranquilizar os responsáveis sobre o período em que seus filhos vão passar no Acampamento Aruanã, compilamos algumas perguntas frequentes sobre a temporada de férias.

Caso não encontre alguma informação que deseja, você pode nos contatar nos telefones (11) 5083-2276, 4661-2112 e 5041-7158. Se preferir pode nos mandar um e-mail no ferias@aruana.com.br para esclarecer alguma dúvida.

Localização

Onde fica o Aruanã?

O Aruanã fica na cidade de Embu-Guaçu, a 35 km da cidade de São Paulo. O tempo de viagem dura aproximadamente 1h15, dependendo do ponto de saída.

Tenho interesse em deixar meus filhos participarem mas antes gostaria de visitar o Aruanã, eu posso?

Claro! Basta agendar sua visita conosco através do e-mail temporada@aruana.com.br ou de um de nossos telefones. Será um prazer recebê-lo!

Estrutura

Como são os quartos?

Cada um dos nossos quartos contém 6 beliches de madeira maciça, com colchões impermeáveis, banheiros privativos e chuveiros com aquecimento central a gás. Possui uma estante para organização de objetos que usam com maior frequência e um mancebo de madeira para pendurar toalhas. Os quartos ficam localizados perto da enfermaria e restaurante.

Em qual quarto meu filho vai dormir?

Os quartos são separados por sexo e faixa etária e as crianças serão divididas no primeiro momento do acampamento, onde acontece uma integração com seus colegas de tribo.

O que tem no acampamento em relação ao lazer das crianças?
A área total do acampamento Aruanã é de 260 mil m². Nesse espaço temos 2 campos de futebol, 2 quadras poliesportivas, ginásio coberto, teatro, parede de escalada, tirolesa, lago com desafios, trilhas, 2 parques aquáticos, circuito de aventura, discoteca, brinquedoteca, salão de jogos, cama elástica, etc.

Transporte

Preciso levar meu filho até o Aruanã?

No pacote de férias já está incluso o serviço de transporte. Ônibus fretados levam e trazem seus filhos em um ponto definido de embarque e desembarque. Os ônibus contêm cinto de segurança, banheiro, ar condicionado e DVD.

O embarque e desembarque serão realizados no Shopping Market Place – Av. Dr. Chucri Zaidan, 902.

Equipe

Existe uma equipe para tomar conta das crianças?

Uma equipe de monitoria especializada acompanha as crianças em todas as atividades e em nenhum momento elas ficam sozinhas. A programação das crianças durante a semana de férias é definida e dirigida por um coordenador pedagógico e uma psicopedagoga.

Alguém dorme no quarto à noite com as crianças?

1 ou 2 monitores dormem nos alojamentos com os acampantes. A figura do monitor é necessária para a hora de fazer atividades mais calmas, contar histórias, auxiliar em horários de banho e arrumação e descansar no quarto.

Atividades

Que tipo de atividade é realizado?

Durante a semana diversos tipos de atividades são realizadas como esportivas, recreativas, lúdicas, artísticas, culturais, radicais, aquáticas. (Atividades aquáticas são realizadas dependendo das condições climáticas do dia)

As atividades serão divididas?

Entendemos que algumas atividades devem ser divididas de acordo com a idade para que a linguagem e nível de dificuldade seja adaptado para cada faixa etária. Acreditamos também que para uma maior participação e entrosamento de todo o grupo, algumas atividades como refeições, momentos de piscina, festas, oficinas artísticas e grandes jogos devem ser feitas juntas.

Saúde

Existe algum responsável caso ele fique doente ou se machuque?

Uma enfermeira permanece toda a semana com o grupo de acampantes dando toda a atenção necessária. Caso alguma emergência ocorra, o responsável pelo acampante será comunicado e, havendo necessidade e autorização, um carro de apoio irá levar com todo o cuidado para o hospital mais próximo.

Meu filho deve levar algum tipo de remédio?

Sim, os medicamentos que ele usa em casos de dor de garganta, febre, alergias deverão ser entregues para a enfermeira no embarque, assim como medicamentos controlados, caso esteja em algum tipo de tratamento. Pedimos que converse com a enfermeira e entregue a medicação para ela no embarque, etiquetada com nome e sobrenome, horário e dosagem a ser tomado, da mesma forma que constar na ficha de saúde da criança.

Alimentação

Como são as refeições?
Contamos com uma equipe de cozinha que sempre pensa nas melhores opções para as crianças com um cardápio balanceado com saladas, carboidratos, proteína, legumes e acompanhamentos. Também contamos com opções sem carne para os vegetarianos. São realizadas 5 refeições durante o dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
Meu filho tem restrição alimentar, ele pode ir?

Claro. Só pedimos que nos explique detalhadamente na ficha de saúde qual é a restrição para criarmos uma opção para ele todos os dias.

Sobre o Acampante

Meu filho quer levar um amigo e eles querem ficar no mesmo quarto. É possível?

Não há problema, caso a diferença de idade for pequena ou não houver. Se for muito diferente infelizmente não poderemos atender o pedido.

Caso ele esqueça alguma coisa, o que devo fazer?

Durante a semana sempre temos a seção de achados e perdidos e localizamos boa parte de seus donos. Se mesmo assim algo for deixado para trás e localizado, ficamos à disposição para retirarem no acampamento. Objetos não retirados depois de um mês serão doados a uma instituição de caridade. É importante fazer a mala com o seu filho para ele conhecer seus pertences e saber o que está levando, além de fazer a identificação de roupas e calçados com nome ou número do Passaporte Aruanã.

É permitido levar celular?

Com o intuito de que as crianças e jovens estejam offline do mundo virtual e online no mundo real e em contato com a natureza, não permitimos durante a temporada a utilização de aparelhos eletrônicos que tirem foto ou tenham qualquer conexão com a internet. A intenção da temporada é fazer com que todos se entreguem para aquele momento e passem por um verdadeiro detox digital, por isso, pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para que instruam a não trazer celular. Aparelhos que forem encontrados serão recolhidos no primeiro dia e devolvidos diretamente aos responsáveis no desembarque.

Instruímos também a não levarem objetos de valor (aparelhos eletrônicos, jóias, etc.) pois não nos responsabilizamos por tais objetos.

Posso falar com meu filho?

Faz parte do processo de autoconhecimento e autonomia da criança ter pouca comunicação com o “mundo lá fora” durante esse período. Por isso, caso precise falar com o acampante, pedimos que ligue no máximo duas vezes durante a semana no horário de uma das três refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Fora desses horários, as crianças não serão retiradas das atividades para falar com os responsáveis.

Há necessidade de levar dinheiro?
Sugerimos uma média de R$ 30,00 por dia caso queira comprar doces, refrigerantes, souvenirs, camisetas e moletons na Lojinha do Aru. Não há necessidade de enviar dinheiro através do acampante. Por segurança, o dinheiro deverá ser depositado na conta do Aruanã antes do início da temporada e, caso ele não compre nada ou sobre troco, o valor será devolvido no desembarque ou via transferência após o término da semana.