blog
Novidades e notícias do Aruanã Acampamentos e Eventos
#54 Aruanius: o tempo e a escuta ⏳
#54 Aruanius: o tempo e a escuta ⏳
Você está pronto pra essa conversa?
Vivemos correndo e exigindo que tudo ao nosso redor acompanhe a nossa urgência. Mas a natureza tem um relógio próprio, que não se importa com a nossa pressa. Esperar o tempo certo para as coisas florescerem exige uma paciência que fomos desaprendendo. É um processo muito parecido com a fotografia analógica.
Quando colocamos um filme numa câmera, nós aceitamos (mesmo que obrigatoriamente) que a imagem não vai aparecer na hora na tela. Ela precisa de paciência, de química e da escuridão do laboratório para se revelar. Assim também é o tempo no Aruanã. As sementes que plantamos no chão (e nas pessoas) não brotam no susto. Elas pedem o tempo justo da maturação. É um convite para desacelerarmos e reaprendermos a observar a vida sem a ansiedade do digital.


Dica do Aru: exposição 👀
A nossa indicação de hoje reforça o compromisso de olharmos para as raízes do nosso Pindorama. A exposição “Caatinga: Bioma do Brasil”, no Parque da Ciência do Instituto Butantan, é um passeio obrigatório para desmistificarmos aquela velha ideia de que o sertão é apenas seco e sem vida. A mostra, que está em cartaz no Museu Biológico, revela a resiliência e a imensa riqueza biológica desse ecossistema que é exclusivamente brasileiro. É uma oportunidade fantástica para expandir o olhar sobre a nossa própria terra. Um passeio imperdível para fazer com a família, com a escola ou até com amigos e colegas de trabalho e levar todo mundo para uma visita cheia de descobertas.
📍 Onde: Museu Biológico do Instituto Butantan (Parque da Ciência)
🗓️ Quando: Terça a domingo, das 9h às 16h45 (em cartaz até 4 de outubro)
🎟️ Quanto: Acesso mediante ingresso do Parque da Ciência (consulte a bilheteria)

Compostagem: Um ciclo sem fim e com finalidade
Dando continuidade à nossa jornada pelo selo Lixo Zero, chegou o momento de olharmos para o nosso pátio de compostagem. Depois de reduzirmos as lixeiras e treinarmos o nosso olhar para o descarte, a mágica real acontece lá fora. Tudo o que sai da nossa cozinha em forma de resíduo orgânico não é tratado como fim de linha. Esse material vai para a composteira e, com o tempo certo e o trabalho silencioso dos micro-organismos, se transforma em terra rica e fértil. É a economia circular acontecendo nas mãos da nossa equipe. O que antes era resto de alimento volta para nutrir o próprio solo do acampamento, fechando o ciclo de forma inteligente e mostrando que a sustentabilidade se faz com a mão na terra. 🔄
– – – 🪲 – – –
Obrigado por estar com a gente até aqui. Nos vemos mês que vem!







