blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
Oneida, povo originário da América do Norte
Oneida, povo originário da América do Norte.
Um acampamento cheio de sentido
Dar sentido ao que fazemos na prática é algo trivial. Então, Oneida, que significa “pedra erguida”, foi o nome do quarto das meninas pequenas no Canadian Village Camp, que tivemos agora em julho aqui no Aruanã, em homenagem à etnia Oneida, povo originário da América do Norte.
As meninas criaram essa linda bandeira
Historicamente a aldeia era localizada perto do lago Oneida em Nova Iorque-USA, após a chegada do cristianismo foram subindo para Ontário no Canadá.
Depois de séculos sendo atacados por europeus e até a cidade de Oneida em Nova Iorque, foi toda queimada por franceses, hoje a etnia conta com 2170 integrantes e estima-se que no Canadá apenas 215 pessoas falam a língua oneida.
A etnia tem uma longa história de luta pela justiça social e pelos direitos dos povos indígenas. Eles foram pioneiros em muitas áreas, incluindo a criação de um sistema de saúde tribal e a construção de uma escola de língua nativa.
Por que este nome foi escolhido?
A tradição do Aruanã, originalmente, tem os nomes de Etnias indígenas brasileiras, então no CVC, as meninas escolheram o nome de etnias norte americanas com o intuito dessa imersão cultural e podermos ampliar o conhecimento sobre esses povos tão necessários na cultura universal.
Você já conhecia a Etnia Oneida?