Dia Internacional da Terra | 22 de abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Dia da Terra | Aruanã Hotel e Acampamento

O Dia Internacional da Terra surgiu em 1970 depois de um protesto ambiental que foi liderado pelo ativista e senador estadunidense Gaylord Nelson. A manifestação juntou cerca de 20 milhões de pessoas que faziam parte de diversas comunidades educacionais e levantaram muitos temas que são falados até hoje, como por exemplo, desmatamento, efeito estufa e poluição. 

Mas foi apenas em 2009 que a ONU implementou a data e nomeou oficialmente como Dia Internacional da Mãe Terra.

Dois pontos importantes para refletirmos:

Extinção de espécies: A cada dia que passa são descobertas novas espécies em nosso planeta e por isso não sabemos com exatidão quantas existem e quantas são extintas a cada ano. Mas de acordo com a WWF (World Wide Fund for Nature), se existem 100.000.000 de diferentes espécies na Terra e o índice de extinção é de 0,01% ao ano, pelo menos 10.000 espécies são extintas anualmente e isso nos mostra de uma forma clara e dolorosa como nós seres humanos, afetamos negativamente o planeta com nossas ações.

Mudanças climáticas: A grande quantidade de gases de efeito estufa que nós emitimos contribui diretamente com o aumento da temperatura do planeta, e como toda ação gera uma reação, os reflexos do aumento da temperatura causam consequências como por exemplo, a seca e escassez de água em algumas regiões do planeta e aumento exagerado das chuvas em outras; prejuízos na agricultura; aumento do número de casos de diferentes doenças e o aumento do nível do mar, que causa a submersão de áreas costeiras.

Dia da Mãe Terra | Aruanã Hotel e Acampamento

Ilustração: Natureza criado por pikisuperstar

Dia da Terra: Do macro ao micro, estamos todos conectados.

Todos os anos um tema é definido para o Dia da Terra e o tema deste ano traz a reflexão sobre as conexões que fazem com que a vida exista no Planeta Terra. 

Precisamos ampliar nossa visão e não pensar apenas naquilo que está mais evidente, como a conexão com outros humanos, mas pensar também em menores proporções, nas micro conexões.

Se você nunca tirou um tempo para reparar na presença dos pássaros à sua volta, nas formigas em cima da sua mesa ou nas lagartixas na parede, é necessário olhar para eles com mais atenção, se perguntar os motivos de sua existência e quais são suas funções dentro do equilíbrio do Planeta!

Que não só hoje mas todos os dias, cada um de nós possa fazer sua parte para um futuro melhor. Precisamos ficar atentos a todas as ações do nosso dia-a-dia que podem prejudicar a Terra e pensar em soluções que possam preservá-la.

Deixe um comentário