Dia Mundial da Água

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Dia Mundial da Água | Aruanã Acampamentos e Eventos

22 de Março: Dia Mundial da Água

No ano de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água com a intenção não só de aumentar a conscientização sobre o uso desse recurso, que é esgotável, mas também para aumentar as discussões sobre esse tema!  

Nesse dia foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água que é dividida em 10 artigos, sendo eles:

1º A água faz parte do patrimônio do planeta;

2º A água é a seiva do nosso planeta;

3º Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4º O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5º A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6º A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7º A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8º A utilização da água implica respeito à lei;

9º A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10º O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Água é vida

A água é um recurso natural fundamental para nossa sobrevivência e para a vida no planeta e está mais presente em nossa rotina do que podemos imaginar.

Dá uma olhada em alguns itens que o site Brasil Escola levantou para mostrar a importância da água para nós, seres humanos:

  • Regulação da temperatura do corpo: a água faz parte do suor, que apresenta papel importante no resfriamento do corpo. Após ser eliminado pelas glândulas sudoríparas, o suor evapora, causando o resfriamento.
  • Transporte de substâncias: a água constitui o plasma sanguíneo, que garante o transporte de diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes.
  • Eliminação de substâncias para fora do corpo: a água faz parte, por exemplo, da composição da urina, que garante a eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso em nosso corpo.
  • Proteção de estruturas: a água está presente, por exemplo, nos líquidos encontrados entre as articulações, participando, portanto, da proteção dos nossos ossos contra o atrito. Ela também garante a proteção do feto, uma vez que faz parte da composição do líquido amniótico.

 

A água pode acabar?

E então eu te pergunto, se cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água, como esse recurso pode estar acabando?

E a resposta é bem simples, cerca de 97% dessa água é salgada (mares e oceanos) e dos 3% restantes que são de água doce (rios), apenas 0,01% é considerada própria para consumo. 

Se dividirmos isso pela nossa população mundial, a conta praticamente não fecha e para piorar a situação, de acordo com a ONU o consumo de água está duplicando a cada 20 anos!

 

O que podemos fazer para ajudar o Planeta?

Comece com mudanças de hábitos dentro de casa.

Eu sei que cantar no chuveiro é muito legal, mas quanto tempo será que você perde se distraindo durante o banho?

Banhos mais rápidos, pia fechada enquanto escova os dentes, estar atento a goteiras e vazamentos de canos em casa são ótimas formas de começar a pensar sobre o desperdício da água.

Pensando de maneira mais ampla, é importante entendermos como a poluição e o alto consumo são prejudiciais não só para nossa saúde, como também para a água, assim como nossas escolhas de compras e alimentos.

 

Pegada hídrica e poluição

O conceito de “pegada hídrica” é um indicador do volume de água doce gasto na produção de bens e serviços: “Esse conceito, que foi criado em 2002, permite analisar o gasto direto e indireto de água ao longo da cadeia produtiva, ou seja, desde a matéria-prima até o produto completamente finalizado.” (fonte: Mundo Educação). Veja no gráfico abaixo alguns exemplos:

Pegada-hidrica | dia mundial da água | Aruanã Hotel e Acampamento

Lembra que lá em cima comentei que tínhamos disponível 3% de água doce, mas somente 0,01 é própria para consumo?

Isso acontece porque o restante da água que poderíamos consumir está contaminada. O descarte incorreto do lixo, a contaminação dos rios causada por grandes empresas e indústrias e a falta de administração pública fazem com que a quantidade de água que teríamos acesso seja muito menor!

Vale lembrar que, ajudar o planeta é uma missão para toda a população e, como já dizia um antigo provérbio africano: “muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo”. Pensando nisso, o Viva Água, um dos projetos pedagógicos do Aruanã Escolas aborda todos esses temas e muito mais.

E aí, o que você está fazendo para mudar o mundo hoje?

Deixe um comentário