Dia da Terra | Podemos adiar o fim do mundo? | Acampamento Aruanã

Dia da Terra | Podemos adiar o fim do mundo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Dia da Terra | Podemos adiar o fim do mundo? ALT: Mãos na terra para oficina de plantio no Acampamento Aruanã

Dia da Terra | Podemos adiar o fim do mundo?

“A minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim.”
Ailton Krenak (Líder indígena, ambientalista e filósofo)

Podemos adiar o fim do mundo? Dia 22 de abril é dia da Terra, nomeado para promover uma consciência ambiental sobre como utilizamos os recursos naturais do nosso planeta, que como sabemos hoje, são finitos. Por isso a necessidade de instruir a população sobre a exploração desses recursos. 

Em abril de 1970 ocorreu um protesto liderado pelo ativista ambiental estadunidense Gaylord Nelson, inspirando a criação da data. 

A Terra tem aproximadamente 5 bilhões de anos e 8 bilhões de habitantes. Imagina quanta história existe entre todas as pessoas que já viveram e ainda vivem durante todos esses anos? A possibilidade de contar mais histórias felizes está acabando, mas ainda podemos, como diz Ailton Krenak, adiar o fim do mundo. 🌎

Desenho do Planeta Terra no Teatro do Acampamento Aruanã

Carta da Terra

Deixo abaixo um trecho da “Carta da Terra”, que foi um texto criado durante o encontro da ONU (Organização das Nações Unidas) no Rio de Janeiro em 1992. Neste evento foram tratados assuntos acerca de uma sociedade global pacífica, justa e sustentável. Ela propõe a mudança de hábitos para alcançar um futuro melhor para todos os cidadãos do planeta. 

💌  “A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.” 

Por isso desejamos, neste dia da Terra, que todas as pessoas tenham a ciência de que viver no em nosso Planeta significa ter a obrigação de cuidar dele porque ele é a nossa casa. 

 

🌳 Conheça nosso programa pedagógico Sustentabilizando.

Deixe um comentário