blog

Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.

Acampamento Aprendendo com canções e brincadeiras

Aprendendo com canções e brincadeiras

26 de dezembro de 2023

Aprendendo com canções e brincadeiras

Todos sabem o quão ruim é aprender algo que temos certa dificuldade, mas se lembram como foi fácil em uma aula na escola quando o professor cantava uma música e você decorava em pouco tempo uma fórmula de matemática, física ou química?

Certas canções e brincadeiras são de fato um facilitador de aprendizagem e opções para variadas situações não faltam, como o clássico de Arnaldo Antunes:

“Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira,

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão), lava outra (mão)… “

( Palavra Cantada | Lavar as Mãos)

Ou brincar de esconde-esconde ou o pega-pega. Brincar usando a ludicidade e faz de conta é muito divertido, por exemplo, fazer uma caça ao tesouro, usar um lençol para montar uma cabana ou a capa de um super-herói, usar a imaginação e fazer de um simples graveto um volante de carro.

No acampamento nós temos diversas músicas que acompanham nossa rotina e programação. Rodas Cantadas, músicas para conduzir grupos, as alvoradas para acordar os acampantes com um bom dia musical e até em brincadeiras e jogos existem diversas situações que a música é muito presente. 

Rodas Cantadas são um quebra gelo e uma importante atividade de integração

Dificilmente ouvirá em uma roda cantada o nome de uma pessoa famosa ou alguma música tocada em rádio ou televisão, mas com certeza vai escutar sobre a história de uma melancia que queria ser famosa, ou um cavalo que comia capim e assim por diante. Tudo isso cantando, fazendo movimentos engraçados e desafiadores. 

Rodas Cantadas são utilizadas para quebrar gelo e até aquecer o corpo antes de fazer algum jogo. Também é um momento para um grupo, que seja o caso, se conhecer, se olhar, se ouvir e os monitores perceberem cada pessoa do grupo, os tímidos, os mais soltos e até alguém que precise de uma atenção naquele momento. 

Aqui no Aruanã, aproveitamos para deixar aberto que alguns acampantes veteranos nas férias puxem alguma música e, acredite, sempre têm aqueles que amam fazer isso e mostrar o que sabem e aprenderam durante anos de acampamento educativo.  

Se engana quem entende que brincadeira é a mesma coisa que um jogo

Brincadeira X JogoUma brincadeira deve ser prazerosa e flexível para todos os participantes e geralmente apresenta uma organização livre. Os jogos têm regras definidas e que devem ser seguidas e acordadas entre todos os participantes antes de começar a partida. Mesmo havendo conflitos entre os participantes por entendimentos diversos do que é dito. 

Jogos e brincadeiras são ótimos recursos para ensinar conceitos na educação formal, mas também são atividades de aprendizagem espontânea, que mesmo quando não têm a pretensão do ensino de algum conceito específico, fazem essa ponte ao aprender das mais variadas formas. É claro que não podemos nos esquecer de que tem que ser divertido.

Em resumo, as canções e brincadeiras são mais do que um passatempo ou uma atividade despretensiosa para prender a atenção dos participantes. Elas ajudam no desenvolvimento pessoal e social de cada um.