blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
Dica de Livro: A Terra dos Meninos Pelados
Dica de Livro: A Terra dos Meninos Pelados
“Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam:
– Ô pelado!” – Graciliano Ramos, A Terra dos Meninos Pelados (1939)
Dica de Livro: A Terra dos Meninos Pelados. Estava esperando por uma indicação de um livro com uma história diferente das que você costuma ler? Pois então. Te trouxe essa dica que tenho certeza que você vai curtir. Primeiro porque a narrativa é muito boa e todo mundo que lê, acha muito legal. E também porque é de um dos maiores escritores brasileiros, seu livro mais conhecido é Vidas Secas. Graciliano Ramos é alagoano e foi consagrado por histórias que retratavam a vida do sertanejo e do povo nordestino.
Embora Graciliano tenha escrito muito sobre a secura do nordeste, A Terra dos Meninos Pelados retrata outra crítica. Sobre aprender a lidar com as diferenças. Com uma linguagem fantástica e cheia de imagens oníricas (mundo dos sonhos), ele cria o menino Raimundo que é diferente do comum e sofre com isso.
O Dr. Raimundo Pelado, como se intitula a própria personagem, nos leva para o mundo criado por ele mesmo como fuga de uma realidade triste. O menino, além de pelado (referência à falta de cabelo), sente por não ser igual e ainda ser destacado por isso, então se mostra muito sensível em todas as relações dentro e fora de Tatipirun, o mundo que ele mesmo construiu na imaginação e todos são como ele, um olho preto e outro azul e cabeça pelada.
Prêmio de Literatura Infantil
A Terra dos Meninos Pelados ganhou o Prêmio de Literatura Infantil do Ministério da Cultura em 1937. Não só porque transporta o leitor para um mundo diferente e nos envolve em uma narrativa interessante, mas porque soma à sociedade temas de tolerância, respeito às diferenças e diversidade, valores que levamos muito a sério aqui no Aruanã, por isso também conhecido como Vale Encantado.
O livro foi escrito para crianças, mas temos a total certeza que todo adulto pode se encontrar e receber um abraço do menino Raimundo para pensar um mundo mais legal. Por isso indicamos essa história incrível.
Nos encontramos em Tatipirun?