blog

Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.

Aruanews #32 Aruanews: A Lenda de Aruanã, um pé-de-cacau e um mês incrível!

#32 Aruanews: A Lenda de Aruanã, um pé-de-cacau e um mês incrível!

29 de julho de 2024

#32 Aruanews: A Lenda de Aruanã, um pé-de-cacau e um mês incrível!

Resumão do Mês 

O Aruanã funciona o ano inteiro com muitos tipos de eventos que amamos fazer, no entanto vocês devem bem ver que em época de férias escolares nos mobilizamos para fazer as melhores férias da vida dos nossos acampantes. 

E o nosso mês de julho foi super incrível mesmo, cheio de aventuras e muitos momentos especiais. Temporadas de Férias, acampamento de escola, aprendizados e muita felicidade rolando no Vale Encantado. Missão #FériasnoAru concluída com sucesso!


Caminhando pelo Aru | Pé de Cacau

Caminhando pelo Aru

Você provavelmente já comeu chocolates e também deve saber a origem dessa iguaria amada por muita gente em todo o mundo. Mas para além de saber que o cacau é a origem do chocolate, é legal saber que ele é um fruto que já foi muito mais valioso do que é hoje.

A história do cacau começa há mais de 3.000 anos com os maias e astecas, que usavam os grãos como moeda e em bebidas cerimoniais. Considerado um presente dos deuses, o cacau foi levado para a Europa no século 16, onde gradualmente se tornou popular entre a nobreza. Com a industrialização no século 19, o cacau evoluiu para o chocolate em barra, consolidando-se como um ingrediente essencial na culinária e cultura global. 

Aqui no Aru nós temos um pé de cacau lindo, trazido da Bahia por um antigo funcionário, que está ficando super carregado. Somos muito orgulhosos de ter essa beleza aqui e ainda compartilhar com vocês agora.

Dica do Aru | Chaves: Rafting

Indicação do Tio Chaves

Eu indico o rafting, um emocionante esporte radical aquático que envolve a descida de rios e corredeiras em botes infláveis. Com diferentes níveis de dificuldade, o rafting é acessível tanto para iniciantes quanto para aventureiros experientes. A atividade proporciona uma experiência única, combinando trabalho em equipe, adrenalina e contato direto com a natureza. Pratico rafting desde os meus 12 anos e posso garantir que cada descida é uma nova aventura repleta de emoção e aprendizado.

Funcionário do mês - Lucas

Funcionário do Mês

O Lucas é o funcionário do mês!

O cara é a pura simpatia e boa vontade. Sempre feliz, sorrindo e de bem com a vida! O Lucas trabalha na equipe da manutenção e jardinagem. Mas também já fez evento com a recreação e percebemos que ele se dá bem em qualquer setor! 

Parabéns, Lucas! Somos felizes por você trabalhar com a gente!

Projetos do Aruanã | Lenda do peixe Aruanã

Projetos do Aruanã

Resolvi deixar um presente aqui para você! Sempre nos perguntam o que significa o nome Aruanã, um dos vários significados está na lenda do peixe de mesmo nome, que foi encenada na última Temporada de Férias pela nossa oficina de Teatro!

Diz a lenda que, em tempos muito antigos, existia um peixe triste que vivia nas profundezas do rio Araguaia. Aruanã, como era conhecido, não gostava de ser peixe; seu sonho era se transformar em humano e viver fora das águas.

Naquela época, os seres aquáticos do Araguaia realizavam a linda festa do Boto, o senhor das águas, com a participação da Iara, sua irmã Jururá-Açú e todos os habitantes do rio. Aruanã, porém, era o único que não se sentia feliz.

Um dia, durante a festa do Boto, Aruanã decidiu nadar para longe do fundo do rio, atraído pela luz do sol. Aproximando-se da superfície, ele fez um pedido desesperado ao deus do Universo: “Tupã, senhor da vida e da natureza, por tudo o que é mais sagrado, tire-me das águas onde nasci e deixe-me viver como humano!”

Comovido pela súplica de Aruanã, Tupã atendeu ao seu pedido e o transformou em um guerreiro forte e belo. Recebido na Terra pelas Parajás, entidades da justiça das matas, Aruanã formou família com elas e, assim, nasceu o povo Karajá, que hoje vive às margens do Araguaia.

Por essa razão, todos os anos, em noites de lua cheia, os indígenas realizam o belo ritual de Aruanã, com cantos e danças, para celebrar o criador da nação Karajá. 

Prêmio Top Educação: Vote no Aruanã

– – –          – – –

Obrigado por estar com a gente até aqui. Nos vemos mês que vem!