blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
#23 Aruanews: Casa cheia, arte, natureza, cara nova…
#23 Aruanews: Casa cheia, arte, natureza, cara nova…
Oi, pessoal!
Resumão do Mês
Outubro é sempre um mês muito bom porque comemoramos o dia das crianças e dia dos professores, sempre muita alegria e diversão nos rodeiam neste mês. É comum algumas escolas virem para aproveitar a data em homenagem aos pequenos e fazer uma farra por aqui, nós adoramos essa energia no nosso Vale encantado. ✨
A relação com o tempo das coisas é muito interessante, porque a partir dele comemoramos, criamos e contamos histórias. O segundo semestre para nós é sempre muito divertido e a nossa impressão é que de julho a dezembro, o tempo voa e nossa história fica marcada na vida de muitas pessoas e vice-versa.
Tivemos a visita do artista Ramon Arzerra, que foi responsável por muitas artes da identidade do Aruanã. Ele andou pelo Aru e fez algumas caras novas surgirem. O que será que ele criou desta vez?
Caminhando pelo Aru
É possível viver em um lugar e ter sempre o que aprender com ele. É o nosso caso. Muitas vezes passamos por uma árvore e não sabemos o que ela é, por ser menos conhecida pelo imaginário popular. Conhecemos Pinheiros, Araucárias, Goiabeiras entre outras muito mais faladas e, em uma pesquisa para o nosso projeto Sustentabilizando, aprendemos sobre algumas espécies de Leguminosas menos conhecidas.
O Jatobá é uma delas, acredita? É um fruto com uma casca grossa, que do seu interior podem ser feitas receitas e até alguns tipos de bebidas. Sua árvore, o Jatobazeiro, pode chegar, geralmente, por volta dos 40 metros, mas existe árvore do Jatobá de 90 metros na Amazônia. Incrível, né?
Por ser uma leguminosa, da família do feijão, lentilha, amendoim etc, quer dizer que eles são bem nutritivos, com proteína e ferro em suas propriedades. A importância das leguminosas na alimentação é grande, mas seu consumo em maior quantidade que a carne, é importante para o meio ambiente também, uma vez que não exigem tantos recursos como água, por exemplo.
Sua árvore é tão bonita, que foi inspiração para uma música do Toquinho:
“…Ver na manhã de um domingo
Meu filho sorrir pra mim
Depois dormir à sombra de um Jatobá...”
Quando vier ao Aru, não esqueça de procurar um Jatobazeiro para apreciar!
Indicação da Magali
A tia Magali indica o filme Interestelar, ela ama tanto que quando perguntamos, ela respondeu sem pensar. “Eu amo o Interestelar, porque ele mexe com sua mente do início ao fim, quando você acha que entendeu ele vira de ponta cabeça e muda toda a história, ele muda sua opinião sobre viagem no tempo.” ⏰
Interestelar é um filme ambicioso e provocativo que explora temas complexos sobre o futuro da humanidade, a natureza do tempo e a relação entre pais e filhos. O filme é uma obra-prima da ficção científica e uma experiência cinematográfica imperdível. Já assistiu? Concorda com a Tia Magali?
Funcionárias do Mês
O Alex, Tio Bolinho de Chuva da Silva, já foi monitor no Aru, mas hoje é da equipe de vendas.
Para quem acha que ele deixou a recreação de lado está muito enganado, ele continua brincando muito e fazendo muita gente vir brincar no Aru. Ele brinca em serviço e ajuda a magia acontecer.
Tio Bolinho, parabéns por ser esse funcionário incrível! Tenha sempre essa energia e agilidade!
Projetos do Aruanã
Vocês devem se lembrar do Ramon Arzerra, já falamos dele algumas vezes, algumas artes espalhadas pelo Aru são dele. Até postamos um vídeo bem legal de alguns grafismos que ele pintou no Aru.
O Ramon, além de artista, é muito ligado à natureza, de onde ele tira muitas inspirações para suas artes e projetos. A diversidade do Aruanã foi retratada por ele no portão do Acampamento. E neste mês ele veio para atualizar alguns trabalhos, fazer outros e complementar o que temos descoberto sobre a diversidade que anda nos arredores.
– – – – – –
Obrigado por estar com a gente até aqui. Nos vemos mês que vem!