blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
#21 Aruanews: Treinamento, Simpósio, despedida etc
#21 Aruanews: Treinamento, Simpósio, despedida etc
E aí, pessoa?
Espero que você esteja bem e que esse mês de agosto tenha sido bem legal por aí. Porque por aqui, sinceramente, achei que não ia superar a agitação de julho. Mas olha, agosto está de parabéns!
Resumão do Mês
Agosto foi recheado com eventos legais, simpósio da ABAE, treinamento interno, organização e muita energia para esse segundo semestre, que promete muitos momentos legais.
O Aru acredita muito que Sustentabilidade é muito mais que jogar lixo no lugar certo. Pensamos de forma bem ampla porque fazemos parte de algo maior, uma teia, que envolve todas, todos e todes. Não somos o único acampamento educativo do Brasil e entendemos que todo mundo cresce junto quando há diálogo, cooperação e muito respeito.
Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, estivemos com 14 pessoas da equipe, no Simpósio da ABAE, Associação Brasileira de Acampamentos Educativos. Um momento super importante para pensar e reimaginar nossas práticas. Esta 11ª edição, aconteceu na Fundação Paiol Grande, um acampamento super tradicional do Brasil, com uma jornada de 77 anos e lá tivemos a oportunidade de conversar com outros acampamentos e profissionais das áreas da recreação, educação e instituições sociais.
A ideia dos Simpósios da ABAE é justamente trocar figurinhas com todos os participantes sobre os caminhos que estamos seguindo. Neste último, de 2023, debatemos assuntos importantes sobre diferentes tipos de brincar, carreiras dos profissionais da recreação, formação, programação e diversidade no acampamento.
Indicação da Ju
O Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo, é um espaço singular que celebra a riqueza e a evolução da língua portuguesa. O que eu mais gostei foi de explorar a exposição interativa e cativante.
É uma experiência enriquecedora que não apenas ajuda no entendimento sobre a língua, mas também revela aspectos fascinantes da cultura e ancestralidade, não só da língua portuguesa, como de todas as línguas e dialetos que a nossa língua brasileira se misturou pra chegarmos até aqui.
Visitar o museu com amigos amplifica essa experiência, permitindo conversas divertidas sobre as diversas facetas da língua, desde sua origem até sua influência global. A troca de ideias e perspectivas entre amigos não só torna a visita mais divertida, mas também enriquecedora!
Não deixe de visitar.
José Inácio, mais conhecido por Tata! Essa foto é uma homenagem e despedida ou até logo!
Tata trabalha no Aru há mais de 10 anos, cortando a nossa imensa área de gramado e já foi também responsável pela horta.
Cara honestíssimo, que faz tudo com muito amor pelo Aruanã, é muito bom sentar e escutar suas histórias.
Não vou entregar a idade dele, mas este mês, pela terceira vez, se aposentou. Geralmente ele se aposenta e depois de uns meses volta falando que não aguenta mais ficar em casa.
Vamos torcer para ele mudar de ideia rapidinho!
Somos muito comprometidos com o que fazemos, receber pessoas é o que amamos e acreditamos muito no poder das palavras, do sorriso e do acolhimento. E para melhorar cada vez mais nosso trabalho, recebemos nesse mês a Sílvia Sá, facilitadora da Mandaçaia Social.
Foram dois dias muito bons, cheios de atividades, conversas e reflexões para aprimorar práticas de comunicação assertiva e não violenta, também de fortalecer laços, lideranças e integrar todas as equipes. O resultado ainda vamos colher por muito tempo, mas todos saíram muito felizes e ainda com gostinho de quero muito mais.
– – – – – –
Obrigado por estar com a gente até aqui. Nos vemos mês que vem!