#03 Aruanews de Quarentena

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
03-ARUANEWS - CAPA RD

Querido diário,

O tempo está voando por aqui e, ao mesmo tempo, passando muito devagar. Que loucura! Estamos descobrindo um tempo que não existia antes para fazer algumas coisas, mas também falta tempo pra fazer tudo que precisamos. 

Entre uma organização aqui, uma limpeza ali, um trabalho mais pesado acolá, vimos que nosso viveiro de mudas está super cheio, graças ao trabalho minucioso feito durante anos pelo Alê. Temos mais de 1.000 mudas de diferentes espécies nativas, todas de mudas ou sementes colhidas aqui mesmo, entre elas, o Palmito Juçara. 

Plantando Mudas

Esse tipo de palmito é nativo da Mata Atlântica, sua germinação pode levar de 45 dias a 3 meses e ela demora de 10 a 12 anos para atingir sua idade adulta e estar pronta para a extração do palmito, enquanto o Pupunha, por exemplo, demora cerca de 18 meses. Além disso, diferente das outras espécies, a Juçara tem um único tronco, então, logo após a extração do palmito, a planta morre. Infelizmente, o extrativismo ilegal está a levando à extinção, por isso, especialistas indicam o consumo do Pupunha.

Plantio | Banoffee | Juçara

Estamos fazendo nossa parte! Semana passada, 30 Juçaras que já estavam prontas para o plantio ganharam um novo lar próximo ao nosso lago. Esperamos que, com isso, as plantas sirvam também para consumo dos animais que vivem na região, como os Tucanos e Jacus, além de evitar o assoreamento do lago. Sem contar que foi uma delícia a experiência de contribuir com a nossa reserva plantando essas mudas e ficou lindo!

Fim de Semana

Jantar dos GêmeosComo se divertir é preciso, sexta-feira tivemos o Jantar dos Gêmeos. Foi muito gostoso e um monte de gente participou em casa com a gente! Sábado à noite fizemos nossa tradicional fogueira com violão e marshmallow para esquentar os corações. Domingo comemoramos o dia das mães com churrasco e o Vand e a Ju se arriscaram na primeira receita de Banoffee como sobremesa… posso dizer que estava pequena demais de tão deliciosa!

Enfim, diário, são muitos aprendizados nessa quarentena. Uns mais legais, outros mais difíceis. O mais importante mesmo é #ficaremcasa e cuidar da saúde para gente poder se abraçar logo menos!

Com amor e saudades,

Família Aruanã

Deixe um comentário