blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
Fases do desenvolvimento infantil
Fases do desenvolvimento infantil
As crianças vivem no presente
Toda criança pensa no único tempo existente em sua vida, o presente, e é onde vive e explora suas experiências e seus mais variados modos de perceber e entender o que lhe é oferecido e, antigamente, era amplamente defendido sobre as crianças serem mini adultos e não indivíduos com necessidades próprias merecedoras de direitos e cuidados por serem crianças.
A infância, fase tão importante da vida, não é apenas uma época de passagem de todo ser humano, mas um período com vivências e experiências de alto valor para o tempo presente, por cada indivíduo e seus aprendizados, possuidoras de olhares, estudos, leis e direitos voltados com exclusividade à sua existência.
Fases do desenvolvimento infantil
Responsáveis estão sempre preocupados com o desenvolvimento dos filhos, com tantos estudos, opiniões, acontecimentos, não poderia ser diferente.
Para que seja possível pensar na infância com cuidado, muitos estudos foram colocados em pauta e, cada vez mais, as crianças têm recebido cuidados específicos às suas necessidades. Freud e Piaget, dois grandes pensadores e cientistas da educação, são estudados até hoje sobre suas descobertas no assunto.
Existem fases diferentes que as crianças passam de acordo com a idade e, muitas vezes, é difícil lidar com o comportamento dos filhos, então os responsáveis acabam buscando ajuda para entender quais são essas fases e o que fazer nesses momentos.
Apresentamos, de forma bem resumida, algumas características dessas fases, mas recomendamos o aprofundamento desse estudo porque fica cada vez mais interessante.
0 a 5 anos
Segundo Freud a descoberta sensorial e dos movimentos se dá no início da vida, é o momento onde a coordenação motora começa a ser desenvolvida e a linguagem começa a ser trabalhada por meio de choro, sinais sonoros como pequenos gritos e o início da fala. As crianças aprendem a controlar as necessidades fisiológicas e a ir sozinhas ao banheiro. Fase que é importante o incentivo e o elogio quando a criança acerta no aprendizado.
Na visão de Jean Piaget, é o momento em que a criança começa a diferenciar os objetos das partes do próprio corpo, onde ela conhece a coordenação motora.
5 a 10 anos
Fase onde o egocentrismo está em alta na criança, mesmo com vivência com outras pessoas que não sejam família e que consigam desenvolver boa comunicação, a criança ainda apresenta muito individualismo e atitudes egoístas. Sendo também a fase onde surgem muitas dúvidas por parte da criança e a curiosidade fica aguçada, a imaginação e o faz-de-conta aparecem com mais frequência. Nessa fase a lógica e a resolução de problemas também se desenvolve. A insegurança é comum nessa fase, medo do desconhecido gera timidez e cria certos bloqueios sociais.
Freud diz que a criança começa a moldar o ego e o superego.
Idade que a criança já tem a oportunidade de frequentar um acampamento pela primeira vez, que estimula o trabalho coletivo ajudando a trabalhar sua fase egoísta. Com atividades em equipe, ela aprende a compartilhar, ajudar e ser ajudada. Ocorre o estímulo para que a fase egoísta seja amenizada significativamente e ajuda na formação de amizades, na autoconfiança e faz com que a criança aprenda a socializar com outras, diminuindo a timidez e insegurança. São valores que levará para a vida toda.
O acampamento também ajuda no trabalho da criatividade e da imaginação com atividades artísticas e culturais, eventos que desenvolvem a mente.
A partir dos 5 anos é a idade que acreditamos ser um bom momento para inserção da criança no mundo do Acampamento, porque é a fase da experimentação da independência, de colocar em prática determinados aprendizados do autocuidado e uma boa hora para aproveitar as atividades propostas no aqui no Aruanã.
A partir dos 10 anos
A pré-adolescência começa. O raciocínio lógico já é completo e já são capazes de lidar com questões lógicas e abstratas. Na visão de Jean Piaget, nessa fase surgem teorias e autonomias, onde os pré-adolescentes anseiam por independência e isso gera rebeldia. É a fase que estabelece a base para a vida adulta.
Em um acampamento o pré-adolescente e o adolescente aprendem através das atividades coletivas o respeito e a importância da organização em sua vida. Por serem experiências divertidas que as crianças guardam na memória para a vida toda, os valores desenvolvidos durante o acampamento de férias são importantes e ajudam a passar por essas fases de forma mais adequada.
Essas são fases da infância na visão de Freud e Piaget. É necessário aproveitar para estimular o aprendizado e superar desafios e o acampamento de férias passa a ser uma ferramenta fundamental para ajudar nessas fases onde os estímulos de aprendizado, leitura, raciocínio, sociabilidade, superação de desafios e desenvolvimento da autoconfiança, são aproveitados ao máximo.
O Acampamento pode e deve ser um forte aliado no desenvolvimento dessas fases a partir dos 5 anos, principalmente pela segurança e ambiente de natureza. A criança e o adolescente têm, aqui no Aruanã, a oportunidade de criar laços, brincar, se desenvolver e colocar em prática os aprendizados de casa, da escola e lugares em que frequenta. Recentemente publicamos um texto sobre as Soft Skills, que são habilidades necessárias para um bom desenvolvimento, convivência e um bom caminho na formação de bons cidadãos.
*Sigmund Freud foi um médico neurologista, e psiquiatra criador da psicanálise.
*Jean Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.