Fases do desenvolvimento infantil | Aruanã Acampamentos e Eventos

PRÓXIMOS EVENTOS

  1. Protegido: Acampa Giordano Bruno

    1/setembro - 3/setembro
  2. 5 STARS BASKETBALL CAMP

    31 janeiro/2020 | 15:00 - 2 fevereiro/2020 | 18:30

Fases do desenvolvimento infantil

#VemproAru!

Fases do desenvolvimento infantil

A infância não é nada fácil, principalmente para os pais, que estão sempre preocupados com o desenvolvimento dos filhos.

Existem fases diferentes que as crianças passam de acordo com a idade e, muitas vezes, é difícil lidar com o comportamento dos filhos, então os pais acabam buscando ajuda para entender quais são essas fases e o que fazer nesses momentos.

*As fases do desenvolvimento infantil na visão de Freud e Jean Piaget:

 

0 a 5 anos

Segundo Freud a descoberta sensorial e dos movimentos se dá no início da vida, é o momento onde a coordenação motora começa a ser desenvolvida e a linguagem começa a ser trabalhada por meio de choro, sinais sonoros como pequenos gritos e o início da fala. As crianças aprendem a controlar as necessidades fisiológicas e a ir sozinhas ao banheiro. Fase que é importante o incentivo e o elogio quando a criança acerta no aprendizado.

Na visão de Jean Piaget, é o momento em que a criança começa a diferenciar os objetos das partes do próprio corpo, onde ela conhece a coordenação motora.

 

5 a 10 anos

Fase onde o egocentrismo está em alta na criança, mesmo com vivência com outras pessoas que não sejam família e que consigam desenvolver boa comunicação, a criança ainda apresenta muito individualismo e atitudes egoístas. Sendo também a fase onde surgem muitas dúvidas por parte da criança e a curiosidade fica aguçada, a imaginação e o faz-de-conta aparecem com mais freqüência. Nessa fase a lógica e a resolução de problemas também se desenvolve. A insegurança é comum nessa fase, medo do desconhecido gera timidez e cria certos bloqueios sociais.

Freud diz que a criança começa a moldar o ego e o superego.

Idade que a criança já tem a oportunidade de freqüentar um acampamento pela primeira vez, que estimula o trabalho coletivo ajudando a trabalhar sua fase egoísta. Com atividades em equipe ela aprende a compartilhar, ajudar e ser ajudada. Ocorre o estímulo para que a fase egoísta seja amenizada significativamente e ajuda na formação de amizades, na autoconfiança e faz com que a criança aprenda a socializar com outras, diminuindo a timidez e insegurança. São valores que levará para a vida toda.

O acampamento também ajuda no trabalho da criatividade e da imaginação com atividades artísticas e culturais, eventos que desenvolvem a mente.

 

A partir dos 10 anos

A pré-adolescência começa. O raciocínio lógico já é completo e já são capazes de lidar com questões lógicas e abstratas. Na visão de Jean Piaget, nessa fase surgem teorias e autonomias, onde os pré-adolescentes anseiam por independência e isso gera rebeldia. É a fase que estabelece a base para a vida adulta.

 

Em um acampamento o pré-adolescente e o adolescente aprendem através das atividades coletivas o respeito e a importância da organização em sua vida. Por serem experiências divertidas que as crianças guardam na memória para a vida toda, os valores desenvolvidos durante o acampamento de férias são importantes e ajudam a passar por essas fases de forma mais adequada.

Essas são fases da infância na visão de Freud e Piaget. É necessário aproveitar para estimular o aprendizado e a superar desafios e o acampamento de férias passa a ser uma ferramenta fundamental para ajudar nessas fases onde os estímulos de aprendizado, leitura, raciocínio, sociabilidade, superação de desafios e desenvolvimento da autoconfiança, é aproveitada ao máximo.

 

* Sigmund Freud foi um médico neurologista, e psiquiatra criador da psicanálise.

*Jean Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATOS

11 4661.2112 | 5083.2276

11 95629.2341 | 5041.7158

atendimento@aruana.com.br

Rua João Antônio Carlos, 250
Embu-Guaçu | SP

INSTAGRAM @aruanacamp

FACEBOOK

CADASTRE-SE

©Direitos Reservados | Feito com por Aruanã | Embu-Guaçu | SP | Brasil