blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
Dica de Filme: Oceanos de Plástico
Dica de Filme: Oceanos de Plástico
Imagine-se mergulhando no mar em um dia quente, a temperatura da água está agradável, fresca e te traz uma boa sensação. Aí depois de alguns mergulhos e braçadas, uma garrafa pet bate na sua cabeça enquanto se aprontava para uma nova submergida. Incômodo, né? Eu imagino, porque eu sentiria o mesmo. Agora imagine morar no mar e ele estar cheio de plástico ou até mesmo se alimentar de um peixe que, em seu interior, está cheio de tampinhas de garrafa e lacres. Pois é, por isso a dica de filme que vamos te dar hoje é “Oceanos de Plástico”.
Dirigido pelo jornalista Craig Leeson, o filme Oceanos de Plástico documenta a tragédia que é o plástico no mundo e principalmente nos oceanos. Ele estava viajando em busca de registrar a maravilhosa Baleia Azul quando se depara, longe da costa, com uma quantidade exorbitante de resíduos de plástico na água. Assustado, Lesson vai em busca de documentar a infinidade da catástrofe causada por nós, humanos, nos mares do planeta Azul.
Os dados que o documentário mostra, revelam que os plásticos que invadem os oceanos são de responsabilidade nossa, embora pareça óbvio, é importante ressaltar que nosso impacto sobre os oceanos e como nosso estilo de vida reflete neste problema diretamente. 8 milhões de toneladas de plástico entram no oceano anualmente e se isso não for revertido o mais rápido possível, até 2050 haverá mais plástico que peixes.
“No total, segundo dados da WWF Brasil, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 145 mil são recicladas em território nacional, ou seja, 1,3%. Com isso, o país se encontra muito abaixo da média global de reciclagem plástica – que é de 9%.” (Fonte: Revista Piauí – 24 de fevereiro de 2021)
Ainda que os dados sejam assustadores, é de extrema importância que saibamos o que podemos fazer para desacelerar esses números. Não é um problema de um país ou outro e sim de todos, muito embora os países com maior número de consumo tenham uma responsabilidade mais direta nesse trabalho, precisamos todos nos preocupar e tentar fazer a parte que nos cabe. Isso o filme de Leeson também aborda, soluções práticas e diárias que toda cidadã e cidadão podem fazer para colaborar.
- Não jogue resíduos em vias públicas;
- Separe os resíduos e dê um destino correto com coletas seletivas;
- Leve sua própria sacola ao mercado;
- Use garrafas de água reutilizáveis;
- Leve seu próprio copo ao trabalho;
- Recuse descartáveis e embalagens desnecessárias;
- Prefira materiais reciclados;
- Armazene alimentos em potes de vidro;
- Assine a petições e participe de grupos ambientais;
- Compartilhe essa causa e seus resultados em suas redes sociais.
Vamos juntos? Se assistiu ao filme, nos conte o que achou. Infelizmente ele não está mais disponível em plataformas digitais, se o assistir em algum site confiável, nos conte também para podermos divulgar aqui.