blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
Brincadeiras ao ar livre potencializam competências e aprendizados
Brincadeiras ao ar livre potencializam competências e aprendizados
Você já foi criança?
Claro que todo adulto já foi criança, mas esquecemos que pular corda, correr, escorregar na lama, dançar na chuva, deitar no chão pra ver o céu são imagens que trazem lembranças incríveis de uma época em que a nossa única preocupação era com a próxima brincadeira.
Cada vez mais, estudiosos da área da educação têm descoberto que brincadeiras ao ar livre potencializam competências e aprendizados que serão essenciais para a vida toda.
O contato com a terra, com plantas e animais, por exemplo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo o risco de doenças. Além disso, ao participar de atividades ao ar livre, seu filho estará pegando sol, o que melhora a absorção de cálcio, tornando os ossos ainda mais resistentes.
Ao brincar entendemos o mundo
Quando as crianças brincam, entendem o mundo em que vivem e afirmam comportamentos, testam sentimentos, experimentam falas, movimentos e muitas outras práticas sociais e, imitando o que costumam ver em casa, escola e atividades diárias, elas fazem esse processo de aprendizado orgânico e cheio de significados.
Claro que esse comportamento não é consciente, mas acontece. Exemplo é quando crianças pequenas pegam uma vassoura para passar em casa, sem ao menos entender o real significado disso. Mas imitam para iniciar sua compreensão.
Desta mesma forma, é possível pensar que se uma criança tem contato apenas com uma vida urbana, no apartamento, asfalto e pouca natureza e excesso de mundo digital, naturalmente não incluirá em seu entendimento de mundo que a natureza faz parte de sua vida, ou sequer existe, e este é um pensamento muito perigoso, porque uma geração que não se relaciona com o meio ambiente, tampouco se importa com ele.
Como se fosse algo alheio e distante. Mas as crianças são a natureza, como dissemos num texto aqui do nosso Blog.
Só isso?
Mas é claro que não é só isso. Segundo um estudo feito na Universidade de Illinois (Chicago, EUA), crianças que têm contato com a natureza, frequentemente apresentam melhores resultados na escola. Isso porque em áreas livres, interagem umas com outras, o que contribui para que elas desenvolvam a coordenação motora e cognitiva, a sociabilidade e a resolução de conflitos.
Crianças não são mini adultos e precisam de tempo, espaço e cuidado para vivenciar sua infância, não para que sejam bons futuros adultos, apenas. Mas principalmente para que tenham uma infância saudável, segura e significativa nos espaços naturais e, aí sim, colham boas memórias sobre suas diversas infâncias.
Aqui na Temporada de Férias no Aru, as crianças podem experimentar tudo isso e ainda criar laços, boas memórias e aprender muito sem perceber.
Segue a gente! @vemproaruana