A água é parte importante da nossa cultura | Acampamento Aruanã

A água é parte importante da nossa cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Lago do Aruanã Acampamentos e Eventos | Importância da Água na Cultura

A água é parte importante da nossa cultura.

Em Tupi, Ycatu, significa água boa. Y (água, rio) e katu (bom). Para esta palavra encontramos variações como Hycatu, Icatu, Ykatu e Ycatu.

No Brasil a água faz parte da nossa cultura de forma profunda e não podemos deixar de mencionar que os costumes são originários dos povos tradicionais brasileiros. São indígenas, ribeirinhos, sertanejos e africanos, que nos deixaram como herança cultural esta utilização da água muito além das necessidades físicas: suas histórias, lendas, crenças e costumes.

Assim, aposto que você tem boas memórias que envolvam a água, seja no mar, rios, lagos, represas, açudes ou até mesmo numa piscina, certo? 🤔

Antônio Diegues, professor e sociólogo da Universidade de São Paulo, fala que grande parte das práticas com a água vieram dos povos indígenas e foram transmitidas de forma oral, de geração em geração, nos dando a visão e os maiores saberes culturais sobre a água.

Desde então muita coisa mudou e nem sempre tivemos consciência sobre a importância da preservação da água. Agora nossos recursos hídricos estão ameaçados e com eles nossa cultura e vida. Para essas sociedades tradicionais, a água faz parte de um território e um modo de vida.

Com a modernidade, a água, como bem de consumo, não pertence a um único dono. Canalizada de outros lugares muitas vezes distantes, as pessoas de cidades grandes têm pouco ou nenhum contato com suas nascentes ou com os próprios rios “enterrados” pelo asfalto, o que causa grandes enchentes e transtornos na vida urbana. 

Por isso nasceu o Projeto Rios e Ruas, que realiza expedições em São Paulo para descobrir rios escondidos e promover a preservação das bacias hidrográficas. Assista ao documentário Entre Rios, que conta a história dos cursos d’água da cidade de São Paulo.

ENTRE RIOS from Caio Ferraz.

Nossa relação com a água

Crianças urbanas, muitas vezes, não fazem ideia que água não nasce na torneira, por exemplo. Para Diegues, algumas dessas sociedades tradicionais no Brasil são denominadas de “povos das águas” porque vivem em estreita relação e dependência do elemento aquático, ou seja, dos rios ou mares. 💦

Por fim, relembramos a importância de, no dia da água, como já mencionado aqui no Blog anteriormente, devemos ter a consciência de que nossa vida sem água boa, não existe. 

 

Aproveite e conheça nosso Projeto Viva Água e traga sua escola!

Deixe um comentário