blog
Aqui você encontra novidades, histórias, atualizações sobre os acampamentos e eventos, além de muita informação para saber de tudo o que acontece no Aruanã.
#34 Aruanews: Cê tem bruchove? ️
#34 Aruanews: Cê tem bruchove? ️
Resumão do Mês
Se cê tem bruchove ou não, ainda estamos sem saber, mas aposto que nesse mês 9 do calendário você deve ter passado calor, frio, raiva que saiu sem guarda-chuva e deve ter tido uma rinitezinha pelo tempo seco.
A previsão é que o clima está confuso com nossas ações. Nos preocupamos com o clima cada vez mais e em como avançar com uma educação alternativa contra a crise climática. Por isso, há mais de 10 anos, nosso foco tem sido sempre a sustentabilidade.
Caminhando pelo Aru
Sustentabilidade é um tema que já abordamos diversas vezes, e não será a última. Estamos em uma corrida contra o tempo na crise climática, e, como acampamento, sabemos que não podemos ficar de braços cruzados.
Nossa diretora de sustentabilidade, Carol, está profundamente empenhada em implementar soluções inovadoras que vão além do discurso “verde”. Há mais de uma década, ela lidera iniciativas que promovem a conscientização ambiental, tanto nas práticas internas quanto nas atividades com nossos acampantes.
Em seus artigos publicados, Carol tem destacado a importância da desconexão digital para uma verdadeira conexão com a natureza, essencial para desenvolver um senso crítico em relação ao meio ambiente. Sem esse contato, as crianças não conseguem perceber os danos que a natureza e seus protetores sofrem. No Acampamento Aruanã, nosso compromisso é proporcionar experiências intensas entre crianças e a natureza, cultivando essa relação vital. ❤️
Indicação do Mês: “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas“
Com uma narrativa que desafia as convenções, o filme narra a história de Boonmee, que, enfrentando uma doença nos rins, escolhe passar seus últimos dias no campo com a família. A trama ganha contornos fantásticos quando o espírito de sua esposa morta retorna em uma forma incomum, entrelaçando o natural e o sobrenatural.
O que o Ramon Arzerra fala sobre o filme: “Inspirado pelo folclore tailandês, esse filme foge da clássica relação entre herói e vilão e convida o espectador a mergulhar em um universo onde passado e presente coexistem. Uma obra que surpreende por sua sensibilidade e desconstrução das narrativas tradicionais.”
Funcionário do Mês
Chegou a vez dele, o cara por trás da maioria dos textos do blog, de emails e redes sociais do nosso Vale Encantado. O cara que consegue ver beleza na simplicidade do mundo, em cada pedacinho de natureza e nas atitudes legais das pessoas. O cara que conta histórias como ninguém, hipnotizando grandes pequenas plateias . O cara que as crianças amam desde pequenininhas até crescerem muitão!
Ele é ator, artista, professor, recreador, fotógrafo, jornalista, careca, leitor compulsivo, pai de planta, fazedor infinito de faculdades, cursos e pós-graduação. Um extenso currículo mesmo, espero não ter esquecido de nada.
Esse cara sou eu! Mentira!!! Invadimos as plataformas pra fazer essa homenagem pra ele:
“Quem? Quem? Quem?” ➡️ É o Thiago, Thiathru, Gru, nosso amado Thio Piolho. E qualquer semelhança com uma certa personagem de “Procurando Dory” é mera coincidência.
Piolho, obrigada por fazer parte da nossa família, pelo seu olhar, pela sua arte, por tudo mais que muito. Nós te amamos!
Projetos do Aruanã
Embu-Guaçu. 21 de setembro de 2024.
Queridos humanos,
Sou uma árvore que já alcança o céu com meus galhos, e minhas raízes se aprofundam na história deste solo aruanense há mais tempo do que muitos de vocês podem se lembrar. Meu tronco robusto e a casca espessa contam histórias de resistência e adaptação, abrigando pequenos animais e purificando o ar para quem se aventura ao meu redor. Em minha sombra fresca, os acampantes encontram refúgio, enquanto eu mantenho o equilíbrio e a vida no meu ambiente.
Aqui no Acampamento Aruanã, onde a natureza é cuidada e respeitada, sinto-me segura. Mas sei que nem todas as minhas irmãs fora daqui têm a mesma sorte. Que tal me procurar em sua próxima visita e descobrir de perto quem sou? Minhas folhas verdes e minha imponência vão te contar muito mais do que estas palavras. Encontre-me e conheça um pouco mais sobre a beleza e a força da Mata Atlântica!
Com carinho,
A grande guardiã do Aruanã
– – – – – –
Obrigado por estar com a gente até aqui. Nos vemos mês que vem!